Varicela!

A varicela é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado Vírus da Varicela Zoster. Faz parte de um grupo de doenças chamadas «doenças da infância» pois atinge preferencialmente as crianças, com maior incidência entre os dois e os oito anos.
É uma doença muito contagiosa, embora a sua transmissão dependa quase sempre do contacto directo com a pessoa infectada.
Na sua forma mais frequente a varicela começa com o aparecimento da erupção ou exantema em simultâneo com sintomas gerais e inespecíficos, como febre, dores de cabeça, mal estar e falta de apetite.
A erupção da varicela caracteriza-se pelo seu aparecimento por «surtos», inicialmente no tronco onde é mais abundante, e expande-se depois para as regiões da cabeça e membros, tornando-se mais escassa nas zonas mais afastadas do centro do corpo.
A varicela é , em geral, mais grave no adulto que na criança.
A varicela pode também ser grave na grávida, não só pela sua evolução, mas pelo risco de causar malformações quando contraída nos primeiros meses da gravidez.
O tratamento da varicela tem como finalidade o alívio dos sintomas. Para isso deve dar-se paracetamol para controlar febre (nunca utilizar aspirina, aspegic ou outros salicilatos devido ao risco de Síndrome de Reye) e antihistamínicos ou loções de uso local para aliviar a comichão, se esta for intensa.
Os cuidados de higiene são fundamentais para diminuir o risco de infecção secundária das lesões. Além do banho diário com água morna e sabão deve haver o cuidado de manter as unhas bem cortadas e limpas.

Para mais informações ver aqui!

Pois é, parece que a varicela resolveu chegar cá a casa!!
E eu que pensava que já cá não entrava...
Mas chegou, e assim de surpresa como todas as doenças.
Ela até está a levar isto bem...
Lá vai pondo a pomada com a ajuda do pai, porque a mim o médico mandou-me ficar longe... é que varicela é coisa que nunca tive!!
hummm... Mas não é nada fácil manter essa distância...

Comentários

Eu & um desejo disse…
as melhoras a M.... e cuidado
Cristina disse…
Oh! coitadinha da Mariana.
A Pipa teve varicela com 6 meses. Foi bom pois como eu estava a amamentar teve poucas borbulhas.

Tem cuidado...pelo menos...tenta ter...
um grande beijinho e as melhoras

ps O meu sobrinho, de 5 anos, tb está com varicela.