Coisas de mãe

Assim, numa daquelas conversas em que um assunto puxa outro, diz-me ela de repente, agarrando-se a mim a chorar: "Ainda não consigo acreditar que não vou ver mais a Mariana!" E, porque estas coisas ainda estão muito misturadas na cabeça dela, logo continua, "eu quero muito ter um maninho, mas nenhum mano vai substituir a Matilde!"
Consolei-a, deixei-a chorar e lá lhe disse que era normal sentir a falta da Mariana e que era bom que falasse nela sempre que sentisse vontade, e que não, nenhum mano ia substituir a Matilde, porque ninguém é substituível mas todos têm o seu espaço no coração.
Eu sei que estas coisas levam tempo, eu sei que estes processos são dolorosos e que vamos tendo altos e baixos, mas não deixo de me preocupar e pensar o que poderei fazer?

Entretanto a avó teve outro AVC, deixou de andar, deixou de falar. Ainda não lhe disse, tenho adiado, gostava de a poupar um pouquinho mais, mas vou ter que lhe dizer... 

Imagem do Google

Comentários

mãeee disse…
Pudéssemos nós substituir-nos ás dores dos nossos filhos e de certeza não hesitaríamos ... É reconfortante saber que ela recorre e ti para curar as feridas que habitam o seu coração.
Quanto à avó, um beijo muito apertadinho a todos neste momento difícil, em especial ao A.
Beijinhos grandes
Rosalino disse…
A dor em si nunca escolhe altura, idades ou momentos. Dentro de um inesperado momento vamos sendo envolvidos muitas vezes de surpresa por ela.
Que fazer então? Como ultrapassar? Como reagir? Como agir?...

Se nós adultos nos questionamos e não sabemos muitas vezes que fazer,tentemos imaginar uma cabecinha tão necessitada sempre de ser alimentado por Amor, ter de enfrentar essa dor...

Muitos beijos / Muitos carinhos / Muitas caricias / Muito colo.
Acima de tudo muito Amor e disponibilidade para ela.

Pois podemos nós todos ser palavras e actos para ajudar a ultrapassar. Mas para uma cabecinha de uma criança, a dor nunca será coisa que possam compreender.

Se nós a maioria das vezes não compreendemos....

Espero que essa fase lhe passe rápido. Pois é visível que essa partida lhe ficou sempre na "imagem"

Melhoras para a vovó

Rosalino