Notas e Orientação Vocacional!

Hoje foi dia de notas na escola da miúda. Foram boas, sem grandes surpresas, menos boas nas disciplinas de letras e melhores nas de ciências como vem sendo hábito.
Atendendo a tudo isto e ao que vamos conhecendo da miúda, a surpresa chegou com o resultado dos testes de Orientação Vocacional.
Pois é, na apreciação global diz que a miúda não apresenta uma preferência por qualquer campo de actividades e profissões, o que não espanta muito quem a conhece, embora saibamos que os seus gostos vão para a área das ciências, pois se até me diz que a disciplina preferida é física!! e da escrita, embora o Português seja um dos seus pontos fracos. Relativamente às provas de raciocínio, apresenta resultados mais elevados no factor Abstracto, que foi de 99%, logo seguido do Verbal e Numérico.
Até aqui tudo bem, a grande surpresa acontece mesmo quando passamos ao ponto da orientação, pois que aí se diz: Somos do parecer que a Mariana se enquadraria bem no Curso 3 - Curso  Científico-humanístico de Línguas e Humanidades!!!
Escusado será dizer que ficámos a olhar para aquilo um pouco incrédulos e a miúda só dizia: Mas mãe, eu não gosto nada de línguas, nem nada disso e de História só mesmo algumas coisas!!! E é verdade, para ela é um certo sacrifício quando chega a vez de estudar estas disciplinas.
E se pensarmos que, quando chegamos à análise do perfil dos Interesses e Preferências Profissionais realmente nada se destaca, mas toma vantagem a área Científico - Sanitária, dá que pensar...  

 

Afinal, afinal, parece-me que daqui a miúda não tirará grande "orientação"!!

Comentários

Pipa disse…
Ainda é cedo... há crianças que demoram mais tempo a definir as suas vocações...
Kitty * disse…
Comigo aconteceu o mesmo... Esses testes não valem nada -.-
A mim deu me vocação para medicina ou advocacia... Eu estou na área da psicologia... Semelhanças? Nada... -.-
Maria disse…
Sim, sei que é cedo, o que aqui me espantou foi essa orientação para letras, quando sabemos que é o ponto mais fraco da Mariana, aliás assim o comprovam as notas, e também aquele de que fazem parte as disciplinas que menos gosta. Daqui a miúda diz que só se safava mesmo o jornalismo, porque coisas como línguas, história e variantes, ou direito, nem pensar!