Week 38 - Tempo de espera!


O bebé engordou imenso. Pesa agora provavelmente entre 2,7 e 3,4 kg - 2,9 kg aqui a pulguinha - e mede entre 48 e 51 centímetros. Já agarra firmemente, sensação que a mãe não tardará a sentir quando a mãozinha se agarrar finalmente ao seu dedo mindinho! - não vejo a hora!! - Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e nas respectivas posições, mas os pulmões e o cérebro – embora suficientemente desenvolvidos para funcionarem correctamente – continuarão a amadurecer, e continuarão durante a infância.

Tenta imaginar a cor dos olhos do bebé? É possível que não consiga distinguir logo. Se nascer com olhos castanhos, o mais provável é que assim se mantenham. Se à nascença os olhos forem cinzentos ou azuis escuros, poderão manter-se cinzentos ou azuis ou então passar a verdes, castanhos claros - foi o que aconteceu à mana, ainda hoje não têm uma cor bem definida, vão variando entre os esverdeados e castanho claro, conforme a luz e a roupa que veste. Agora há que esperar para conhecer os de D. Gabi :) - ou castanhos escuros quando tiver cerca de 9 meses de idade. Isto acontece porque a íris da criança (a parte colorida do olho) pode adquirir mais pigmento nos meses após o nascimento, mas não fica mais clara nem mais azul. (Os olhos verdes, castanhos claros e castanhos escuros possuem mais pigmento do que os olhos cinzentos ou azuis.)

É mesmo verdade:

Para quem dá à luz pela primeira vez, o trabalho de parto e a expulsão pode demorar cerca de 15 horas, embora varie muito de mulher para mulher. Pois varia, o meu primeiro não chegou a 9 horas. Se este for igual não é nada mau ;)
 
 A barriga das 38 semanas :)

Comentários

Cristina disse…
Parabéns pelas 38 semaninhas :-)!!!!

Bem...eu não acredito que já cheguei às 30 e quando vejo que tu já estás nas 38s ... parece que foi ontem que soube que estavas grávida :-)

Um beijinho grande...e cá para mim este parto ainda vai demorar menos do que 9 horas :-)
Ai querida está quase!!
Tenho andado sempre aqui à espreita na ânsia de ver novidades... sossega o teu coração, vai correr tudo bem! Estou aqui a torcer tudo para dar sorte!

Beijocas
Xana
Martense disse…
Que bom 38 semanas!!!
Que bom que continua tudo bem.
Estou a torcer muitttttttttttto.
Bjsss
Rosalino disse…
Dia a dia. Semana apôs semana. Momentos cheios de inspiração e expiração que vais vivendo ao ver essa tua pulguinha crescer.
E o tempo aproxima-se do mais maravilhosos mistério de que a natureza Humana é capaz.

Bonito de se ler
Rosalino
PauLLa disse…
Estas linda amiga
Que belo barrigao...
A pulguinha esta mt bem instalada :)
jokinhasss